App Servidor - Confira como acessar e entenda os detalhes de cada funcionalidade
APP Servidor RS comemora três anos com mais de 80 mil usuários e nova funcionalidade
O aplicativo Servidor RS está entre as 20 iniciativas digitais de governos estaduais destacadas pelo prêmio iBest 2023, um guia de qualidade do universo digital com as iniciativas de melhor aceitação popular dos usuários.
Neste mês de agosto, o APP completa três anos de funcionamento, com essa distinção na bagagem, mais de 80 mil usuários, 6 milhões de interações e novidades para materializar os conceitos de agilidade, simplicidade e confiança.
Lançado em 2020, o App não parou de evoluir desde então. A funcionalidade que será lançada neste mês é o Simulador de tempo para aposentadoria. Com ele, servidores poderão simular o tempo de serviço público e não público já trabalhados e o tempo faltante para aposentadoria, assim como quais os requisitos que precisa preencher, conforme o seu enquadramento legal.
A simulação do tempo de aposentadoria pode ser feita a partir da seleção de uma das regras legislativas disponíveis (Emenda constitucional 103 Art. 4, Lei complementar 15142 Art. 28, entre outros) e de um dos requisitos a serem preenchidos, como idade, pontos, aposentadoria compulsória. A simulação leva em consideração os períodos averbados e registrados no sistema RHE. Assim, o simulador disponibiliza um cálculo estimado considerando os dados informados no sistema até o dia da consulta. O objetivo do novo serviço é auxiliar o servidor a se planejar e a se organizar. Na primeira versão que será disponibilizada, as regras vigentes são as gerais do Regime Jurídico Único. O simulador deve atender, devido a isto, uma parte dos servidores, já que categorias como magistério, Brigada Militar e Polícia Civil possuem regras diferenciadas. Os órgãos responsáveis pela funcionalidade seguirão trabalhando para que, em breve, inclusive essas categorias funcionais possam também simular seu tempo de aposentadoria no APP ServidorRS.
Assim como as outras funcionalidades, esta foi desenvolvida a partir da demanda dos servidores. Os avanços até agora são resultado de um processo de escuta e colaboração dos usuários, que participaram por meio de pesquisas e de uma série de oficinas de UX (User Experience ou Experiência do Usuário) para diagnosticar problemas e propor alternativas. As soluções desenhadas para atender às demandas elencadas são também validadas pelos servidores que integram jornadas de co-criação antes de chegar ao público geral.
As novidades têm a ver com fluidez no uso do aplicativo. A maior parte das demandas dos servidores é por informações e serviços ágeis, seguros e, sobretudo, simples. Com base nessas diretrizes, buscou-se simplificar a linguagem e tornar a navegabilidade mais intuitiva e direcionada, melhorias que se tornaram possíveis devido aos avanços operacionais da ferramenta.
Linha do tempo do APP
Em 2018, tiveram início as tratativas para oferecer serviços mais ágeis e seguros aos servidores. Foi estudado o problema, feito o diagnóstico e a criação da solução. No ano seguinte foi realizada a primeira oficina de co-criação e desenvolvida a primeira fase do projeto, com a participação da Secretaria da Educação, Brigada Militar, Secretaria do Planejamento, Secretaria da Fazenda e Procergs. Houve a definição metodológica, escopo/serviços e protótipos. Iniciava a construção do App Servidor RS.
Desde que foi lançado, em 2020, envolvendo diversas secretarias, o canal vem sendo aprimorado em vários aspectos, desde melhoria de interface para chegar às informações e aos serviços, até facilidades de operação e qualificação do atendimento e suporte, bem como com novas funcionalidades e conveniências, ajustando serviços e atendimento para o perfil de cada usuário. São realizadas oficinas colaborativas, criado o Fórum de patrocinadores e compartilhadas as novidades com o Fórum de RHs. Em 2021, a ferramenta já estava disponível nas lojas Play Store e Apple Store. Nesse mesmo ano, o APP passa a contar com financiamento do BID. Em 2022, já com o novo financiamento, são propostas e desenvolvidas melhorias, como a prova de vida por reconhecimento facial. Nesse ponto, o aplicativo contava com 55 mil usuários.
Neste ano de 2023, foram implementadas, a partir de pesquisas feitas com servidores públicos, as Consultas de Licença-Prêmio (LPs) e de Frequência e Afastamentos. Em forma de calendário, o novo layout foi desenvolvido para facilitar a visualização mensal de frequências. As LPs também foram organizadas de forma mais simplificada para os servidores do Estado.
Também foi disponibilizada a nova funcionalidade Cadastro de Dependente Previdenciário, a qual permite que o servidor cadastre os seus possíveis beneficiários à habilitação do benefício pensão por morte.
Os usuários passaram a ter a possibilidade de personalizar o App, colocando sua foto e escolhendo o nome pelo qual querem ser identificados pelo aplicativo. A configuração das notificações e a área do gestor também foram reorganizadas, com acesso rápido na tela principal.
APP amplia serviços também ao Tribunal de Justiça
Avanço significativo foi a expansão do aplicativo para os servidores da justiça gaúcha por meio da disponibilização gradual das funcionalidades. Em abril deste ano, a opção de recadastramento obrigatório de inativos e pensionistas foi oferecida para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça no aplicativo. A atualização cadastral é condição necessária à continuidade do recebimento do provento ou pensão e deve ser feita anualmente, no mês do aniversário.
O menu do aplicativo oferece o serviço para quem precisa realizar o procedimento e informa se o inativo ou pensionista está em dia com a Prova de Vida, que deve ser feita todos os anos. A parceria na implementação também para essa categoria permitiu mais celeridade nos processos e transparência na chegada de informações aos trabalhadores do Judiciário.
Como ter acesso ao APP do Servidor RS?
O aplicativo pode ser baixado pela Play Store (Android) ou pela App Store (iOS) e, caso o acesso seja por um computador ou notebook basta conferir o aplicativo no link: App Servidor RS.
O acesso será realizado via Login Cidadão, (CPF), integrado ao GOV.BR (login único).
Importante
Para ter acesso aos serviços disponibilizados atualmente no app, o usuário deverá possuir os níveis Prata ou Ouro na conta Gov.br. Acesse o Manual Como Aumentar o Nível GovBr.