Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Secretaria Estadual da Fazenda
  • Acessibilidade
  • Conteúdo[1]
  • Menu[2]
  • Busca[3]
  • Serviços Internos
  • Fale Conosco
  • Mapa do site
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Login
  • Secretaria Estadual da Fazenda
  • Contadoria e Auditoria-Geral do Estado
  • Receita Estadual
  • Tesouro do Estado
  • Fale Conosco
  • Dúvidas Frequentes
Início do menu
  • Institucional
    • Tesouro: Missão e competências
    • Estrutura administrativa
    • Diretrizes
    • Ciclo das Finanças Públicas
    • História da instituição
  • Comunicação e Transparência
    • Informes e Relatórios
    • Destaques
    • Programa de Qualidade do Gasto
    • Dívida Pública
    • Programas
    • Artigos e Trabalhos Acadêmicos
    • Estudos
    • Informe Financeiro
    • Programa de Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas (PFP)
    • Matriz de Avaliação da Estrutura Produtiva do Rio Grande do Sul (MAEP RS)
  • Serviços e Informações
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Serviços e Informações > Informe Financeiro Detalhado > Informe Financeiro Detalhado Novembro 2018 > Considerações sobre o pagamento da Folha
Voltar
Imprimir
RSS
Tweetar
Informe Financeiro Detalhado

Considerações sobre o pagamento da Folha

3.4.           “Folha de Pagamento”

3.4.1     A Folha dos outros Poderes e Órgãos totalizou R$ 261,0 milhões. Quanto às consequências do não repasse, já foi comentado anteriormente.

3.4.2     Inclui também o repasse de R$ 17,8 milhões para a Folha da EMATER, em que os funcionários são regidos pela CLT e atendem 9.550 comunidades rurais.

3.4.3     A Folha das Fundações de Direito Privado, sob a égide da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, portanto não parcelável, e das autarquias (DAER, SPH e IPERGS) totalizou R$ 65,6 milhões. Estas últimas participam do parcelamento.

3.4.4     Os outros repasses inerentes à Folha, como o IRRF, que também já está na Receita, os repasses para o FUNDOPREV e RS-PREV, para o INSS, FGTS, PASEP e ressarcimento de salários de servidores cedidos, somaram R$ 152,9 milhões. O não repasse enseja multas e encargos elevados, além de eventual responsabilização do gestor.

3.4.5     Para não agravar ainda mais a situação do parcelamento da Folha do Executivo, o 13º de 2017 dos seus servidores está sendo pago à razão de 1/12 avos a partir de janeiro/2018. A parcela de novembro totalizou R$ 110,0 milhões líquidos, remanescendo um valor a liquidar de R$ 110 milhões.

3.4.6     Chegamos à Folha do Executivo, que vem sendo parcelada, que totalizou R$ 1,254 bilhão líquidos. A Folha “parcelável” corresponde aos valores líquidos que são creditados aos servidores do Executivo enquadrados no parcelamento, mais o IPE-Saúde, PAC, PAMES (estes itens são pagos conforme os salários são integralizados individualmente para cada servidor).

 

4.      Observa-se no cenário que ao lado da coluna do valor da despesa é apresentado o saldo acumulado, ou seja, partindo do total da disponibilidade financeira, quanto remanesce após cada pagamento. Antes de chegar à Folha do Executivo o saldo acumulado, ou em outras palavras, a disponibilidade financeira, é de apenas R$ 110,0 milhões, com os quais foi possível pagar somente a parcela do 13º salário de 2017, postergando toda Folha do Executivo para o mês seguinte.

5.      Importante observar que, apesar de um conjunto de medidas tanto do lado da receita quanto do lado da despesa, como não se consegue solucionar o défice estrutural, ele se repete mês a mês. Se considerarmos apenas as duas principais despesas que são de meses anteriores, a Folha remanescente de outubro (R$ 1.226,6 milhões) e os 1/12 avos do 13º de 2017 (R$ 110,0 milhões), elas já comprometeram 46% de toda disponibilidade financeira do mês de novembro.  E assim sucessivamente.

Assim, no final do mês de novembro/2018, ao lançar toda a Folha do Poder Executivo, remanesceu uma insuficiência financeira de R$ 1,254 bilhão, em que a opção que restou foi do seu parcelamento, já que ao longo do mês, como demonstrado acima, os demais recursos disponíveis tiverem que ser utilizados para pagar outros encargos, sob pena de gerar graves consequências aos gestores, aos servidores e a toda sociedade gaúcha. 

Endereço da página:
Copiar
Tesouro do Estado
  • RSS
  • Contato
Acesso Rápido
  • Análise da Despesa Orçamentária
  • Informações Servidores - Vencimentos, cargos e funções
  • Painel de Informações de Pessoal
  • Portal do Servidor
  • Servidor Estadual - Fale Conosco
  • Transferências aos Municípios
  • Servidor
  • Municípios
  • Portal da Dívida
  • Margem consignável 1
  • Margem consignável 2
  • Margem consignável 3
  • Resultados PFP 1 e Lançamento PFP 2
Consultas
  • Pagamentos de RPVs
  • Precatórios - Consulta a Processos
Todas as consultas
Secretaria da Fazenda
  • Institucional
    • A Sefaz RS
    • Histórico
    • Estrutura
    • Modelo de Gestão
    • Espaço Inovação
    • Locais de Atendimento-
    • Equipe Diretiva
    • Locais de Atendimento
    • Planejamento Estratégico
    • Planejamento Estratégico de TIC
    • Lei Geral de Proteção de Dados
    • Política de privacidade e cookies
  • Comunicação e Transparência
    • Notícias
    • Artigos
    • Revisão dos Benefícios Fiscais 2024
    • Situação Fiscal - Síntese
    • Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
    • Transparência Fiscal
    • Regime de Recuperação Fiscal - RRF
    • PROFISCO II
    • Medidas Tributárias - Enchentes 2024
    • Galerias de Fotos
    • Galeria de Vídeos
    • Programas
    • Newsletter
    • Eventos
    • Agenda da Secretária
    • Enquetes
  • Serviços e Informações
    • Portal de Legislação
    • Serviços ao Cidadão
    • Serviços a Empresas
    • Serviços a Gestores Públicos
Cage
  • Institucional
    • Apresentação
    • História
    • Equipe Diretiva
    • Recursos Humanos
    • Funções Institucionais
    • Planejamento Estratégico
    • Locais de Atendimento
    • Estrutura
  • Comunicação e Transparência
    • Publicações
    • Contas Públicas
    • Portal da Transparência RS
    • Links Úteis
    • Legislação do Controle Interno
    • Finanças Públicas em Tempo Real
    • Notícias da CAGE
    • Integridade e Lei Anticorrupção
    • Projeto Escola Íntegra
  • Serviços e Informações
Receita Estadual
  • Institucional
    • A Receita Estadual
    • Diretrizes Estratégicas
    • Estrutura
    • Locais de Funcionamento da Receita Estadual
  • Comunicação e Transparência
    • Avisos
    • Eventos
    • Indicadores
    • Notícias
  • Serviços e Informações
Tesouro do Estado
  • Institucional
    • Tesouro: Missão e competências
    • Estrutura administrativa
    • Diretrizes
    • Ciclo das Finanças Públicas
    • História da instituição
  • Comunicação e Transparência
    • Informes e Relatórios
    • Destaques
    • Programa de Qualidade do Gasto
    • Dívida Pública
    • Programas
    • Artigos e Trabalhos Acadêmicos
    • Estudos
    • Informe Financeiro
    • Programa de Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas (PFP)
    • Matriz de Avaliação da Estrutura Produtiva do Rio Grande do Sul (MAEP RS)
  • Serviços e Informações
Tesouro do Estado
Prédio Sede: Av. Mauá, 1155 ou Rua Siqueira Campos, 1044
| Porto Alegre / RS
Horário de Atendimento: 8h30min às 12h e 13h30min às 18h
| Fone: (51) 3214 5000
| E-mail: tesouro@sefaz.rs.gov.br
  • Termos de Uso
  • Desenvolvido pela PROCERGS
Estamos realizando adequações em razão da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, lei 13.709/2018. Utilizamos cookies que armazenam informações sobre a forma como você usa esse site. Clique no botão: Eu concordo para consentir com a utilização dos cookies. Lembrar mais tarde para sair.

Eu Concordo Lembrar mais tarde
chatbot
Atendente Virtual
Estamos online

Atendente Virtual