Mapa Estratégico
O mapa estratégico é um documento muito importante para o sucesso de qualquer organização, especialmente no setor público. Ele serve como um guia para alinhar as ações com os objetivos de longo prazo, garantindo que todos os esforços estejam direcionados para o cumprimento da missão e da visão da organização.
Em um contexto público, no qual a transparência, a eficiência e o atendimento às necessidades da sociedade são prioritários, o mapa também desempenha um papel crucial na otimização dos recursos, na melhoria da gestão e na prestação de contas à população. Ele permite que as diferentes áreas trabalhem de forma coordenada, com uma visão integrada e clara, contribuindo para a entrega de resultados consistentes e relevantes. É, portanto, instrumento imprescindível para garantir a continuidade e o aprimoramento das políticas públicas, sempre com foco em um serviço mais eficiente e acessível.
O processo de criação do mapa estratégico do Tesouro do Estado para o ciclo de 2024-2027 foi conduzido de forma colaborativa, envolvendo representantes de todas as áreas em algumas rodadas de discussão. Esse esforço coletivo garantiu que o planejamento fosse abrangente e refletisse as realidades vivenciadas, permitindo a construção de um planejamento verdadeiramente alinhado com as necessidades institucionais e com o contexto atual da sociedade.
Após a finalização do mapa estratégico, a ocorrência dos eventos climáticos extremos que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio exigiu uma revisão para ajustes e validação dos objetivos traçados. Nesse momento, o documento demonstrou sua flexibilidade e aderência às novas demandas, provando que estava preparado para se ajustar às circunstâncias. A revisão do mapa, porém, permitiu realizar ajustes pontuais, como a inclusão do valor “resiliência”, que se destacou como um princípio fundamental diante do cenário vivenciado, tanto pela equipe do Tesouro do Estado como por toda a sociedade gaúcha. Também foi enfatizada nos objetivos estratégicos a importância de que as respostas às mudanças externas sejam tempestivas. A atuação ágil do Tesouro foi e está sendo fundamental no enfrentamento às consequências da crise climática.
O documento apresenta de forma visual os objetivos estratégicos do Tesouro do Estado sob quatro perspectivas: “Resultados”, “Serviços à sociedade e ao governo”, “Processos internos” e “Inovação, qualificação e colaboração”. Com isso, reforçamos nossa missão de gerir as finanças públicas de forma eficiente e transparente para buscar a sustentabilidade fiscal em um documento que fornece uma visão integrada, em que cada perspectiva representa um aspecto diferente, mas todas estão conectadas e são fundamentais para o sucesso geral da gestão fiscal do Estado.