Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

Serviço de Informações Gaúchas

O Serviço de Informações Gaúchas (SIGa) foi lançado pelo Tesouro do Estado em 2023. A ação atua de forma transversal entre vários órgãos. O objetivo é atender à crescente demanda por dados personalizados para diferentes serviços de alto valor agregado, preservando o sigilo pessoal ou resguardado por lei. Ao mesmo tempo, o programa busca atender às demandas por novos conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias do mundo moderno.

Na prática, o projeto coloca o uso responsável de dados públicos em um novo patamar, cuja finalidade é a modernização da gestão estadual em estreita parceria com o setor privado, ambiente acadêmico e sociedade civil. 

O primeiro projeto da ação consiste numa plataforma digital desenvolvida no Rio Grande do Sul com utilização da base de informações da Procergs e do Detran. O Siga Veículos fornece dados sobre automóveis financiados recolhidos nos centros de remoção e depósito do Estado. O projeto é voltado para instituições financeiras, com acesso a fotos dos veículos financiados, dados sobre impostos, multas e localização, além da situação em que se encontra cada carro.

Acesse a página do Serviço de Informações Gaúchas (SIGa): https://siga.rs.gov.br/inicial. 

Tesouro